Notícias

Isolamento social pode interferir na qualidade do sono 

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 27/05/2020 às 15:44
atualizado em: 27/05/2020 às 15:47

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

Com o isolamento social e com as condições impostas por ele, muitas pessoas têm reclamado da péssima qualidade do sono. Dificuldade para dormir, trocar a noite pelo dia e excesso de pesadelos são queixas comuns, neste momento. Isso porque a ansiedade e incertezas causadas pelo período de pandemia resultam em consequências negativas para a saúde física e mental. Sem previsão de retorno total da vida, como era antes, vale a pena evitar problemas ainda mais graves causados pela qualidade do sono. 

“Mudanças de hábitos podem refletir na qualidade do sono. É de se esperar que na quarentena a qualidade do sono seja impactada. Não só pela mudança de comportamento como sedentarismo, novos hábitos alimentares, isolamento social, mas também pelas inseguranças e preocupações que surgem como risco de contágio, situação econômica e insegurança profissional, tudo aumentando o estresse e a ansiedade,” explica o psiquiatra Maurício Leão de Rezende, da Unimed-BH. 

De acordo com o médico, é possível evitar o estresse na situação de confinamento para melhorar a qualidade do sono. “Buscar mais opções de lazer e entretenimento com jogos, leitura, filmes e melhorar a relação interpessoal. É possível também melhorar a qualidade do sono e combater a insônia nesta situação: evitar dormir durante o dia, evitar exageros alimentares, evitar consumo exagerado de bebidas alcoólicas, busca do entretenimento, maior interação com pessoas do nosso convívio, atividade física e meditação”. 

Neste momento de pandemia vale fazer tudo aquilo que facilite a adaptação ao novo momento. Não fazer nada que aumente o nível de estresse. Exageros devem ser evitados: alimentares, por uso de bebidas alcoólicas, uso de equipamentos eletrônicos e, principalmente, exagero no foco das repercussões trágicas da pandemia. “Neste momento de crise, temos oportunidade de nos reinventarmos e crescermos na vida pessoal e profissional para o período pós-pandemia”, destaca o psiquiatra.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Republicano planejava suspender vistos de estudantes universitários internacionais no país que estivessem assistindo aulas apenas online #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Foi a primeira vez que medida deste tipo foi adotada pela universidade #itatiaia

    Acessar Link