Notícias

Diário de uma pandemia: cinco dicas para orientar pais e crianças

Como distrair as crianças em casa durante o período livre

Por Com informações do portal Saude Brasil, 26/05/2020 às 14:54
atualizado em: 26/05/2020 às 14:59

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

Durante esse período de pandemia, a rotina de todo mundo ficou diferente e as famílias estão experimentando ficar mais tempo em casa. Mas para quem tem criança, outro desafio também entra em cena: como explicar aos pequenos o que está acontecendo e, principalmente, como distrair essa turminha nesse contexto?

É um período que exige cuidados, prevenção e muita paciência. Para ajudar nessa missão, vamos sugerir algumas atividades para distrair as crianças quando elas estiverem em casa. Mas antes vale destacar um tópico:

Como explicar a doença?

Não dá para esconder a situação das crianças, mas também não precisa provocar pânico. O melhor caminho para explicar a doença é com objetividade e uma pitada de brincadeira. As crianças aprendem melhor brincando, então nada melhor que usar a criatividade para fazê-las entender o que está acontecendo.

“Por que não posso beijar o vovô?”- É muito importante que os pais estejam bem informados, a partir de fontes seguras, atentando para não replicar informações falsas veiculadas nas mídias, para que não seja passada para as crianças nenhuma informação errada ou exagerada. Nessas horas, o importante é não transmitir medo e nem insegurança.

Dicas para orientar pais e crianças 

1 – Mãos à obra!

Agora, com mais tempo em casa, é possível reforçar a rotina de alimentação adequada e saudável. É um momento propício para fazer as refeições em família e principalmente cozinhar.

A participação de todos no preparo das refeições também é importante nesse processo. Então, nada melhor que convocar os pequenos para a cozinha! Assim, eles podem desenvolver habilidades, despertar o interesse pelos alimentos e ampliar o paladar. Que tal fazer desse período.
 
2 – Brincar, jogar, dançar

Brincar, jogar, dançar e se divertir fazem bem para a saúde e entretêm as crianças. Mais do que nunca, é hora de tirar o foco dos eletrônicos e colocar o corpo em movimento. Tente resgatar as brincadeiras antigas, deixando um pouco de lado a tecnologia e explore a capacidade criativa e imaginária das crianças.

Para quem dispõe de espaço em casa, dá para pular corda, brincar de amarelinha e até mesmo fazer jogos com bola. Mas quando esse não for o caso, opte por brincadeiras que não exijam um ambiente amplo, como as de roda, mímicas e esconde-esconde.

Já para dançar, você só precisa de duas coisas: uma boa música e muita animação. Que tal elaborar um concurso de dança na sala de casa? O importante é usar a imaginação.

3 – Yoga para os pequenos

Além de ser uma atividade física que cabe em pequenos espaços, a prática do yoga com os pequenos relaxa, diverte e também pode ajudar a trabalhar o corpo físico dos pais. Envolvendo histórias, músicas, brincadeiras e posturas, a atividade física constrói consciência corporal nas crianças e ajuda a diminuir a ansiedade.

4 – Pequenas tarefas domésticas

Dependendo da faixa etária, algumas tarefas domésticas podem ser atribuídas às crianças. Vale organizar e limpar o próprio quarto e os brinquedos, ajudar a lavar e guardar a louça, jardinagem, varrer algum cômodo. Além de ser uma maneira de manter o corpo em movimento, a criança trabalha a coordenação motora e ainda desenvolve o senso de colaboração.

5 – Organização também na brincadeira

A organização é essencial para que as coisas não saiam do controle. Faça um acordo com as crianças sobre os horários das brincadeiras. Delimite um período para estar com as crianças e outro para alguma demanda pessoal.

Se for preciso, marque um horário no despertador para que elas possam visualizar melhor que está na hora de começar ou encerrar a brincadeira. Nesse período de intervalo, vale orientar os pequenos a ler um livro, assistir a algum filme, desenhar, pintar ou até mesmo brincar sozinho com algum brinquedo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Republicano planejava suspender vistos de estudantes universitários internacionais no país que estivessem assistindo aulas apenas online #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Foi a primeira vez que medida deste tipo foi adotada pela universidade #itatiaia

    Acessar Link