José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Nada será como antes

Dos empresários Jhonata Emerick Ramos e Felipe Tancredi

01/06/2020 às 12:18
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Imagino que você esteja ansioso para voltar a sua vida como era antes, mas posso afirmar que isso não será mais possível, pois o mundo será outro. Estamos em guerra contra um inimigo invisível. A pandemia da covid-19 aterroriza o mundo – enterraremos sim muitas pessoas, socorreremos os feridos e sairemos dela abalados – mas não é o apocalipse. E, como em qualquer guerra, lembraremos como nossas vidas nunca mais foram as mesmas. (...)

Precisamos ter em mente que tão marcante quanto a guerra é o período de reorganização social no pós-guerra. A economia mundial, parece não haver dúvidas, sairá abatida. A recessão será mais ou menos penosa a depender do estado civilizatório de cada nação e das estratégias de combate utilizadas para resguardar a saúde, riquezas e equilíbrio mental da sua população. (...)

O mundo já experimentava um acelerado processo de digitalização, que já vemos se acirrar tremendamente. Compras online, aulas à distância e redes sociais invadiram em definitivo todos os lares. Home office passará a ser a norma. Até o atendimento médico por videoconferência, que há bastante tempo enfrentava dificuldade de emplacar, foi autorizado. (...)

Pessoas darão mais valor à informação de qualidade. Se a discussão sobre “fake news” era assunto em voga, elas devem finalmente sofrer seu revés. Não só através de legislação pertinente, mas pela maior vigilância das pessias, que serão naturalmente mais seletivos. Como disse Churchill, a primeira vítima durante uma guerra é a verdade. (...)

Guerras também colocam à prova nossa capacidade de solidariedade e espírito coletivo. (...) A experiência de viver uma ameaça coletiva e de trabalhar em conjunto para combatê-la deve elevar o nível de consciência do planeta. (...) E o pós-guerra sempre nos traz lições. A dor é sempre uma oportunidade de aprendizado. Que a perda de tantas pessoas pela covid-19, sejam elas queridas ou desconhecidas, não seja em vão. Momentos de guerra como o que estamos passando são obscuros, mas em breve nos farão repensar nossos hábitos, relações, crenças e desejos. (...)

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Em audiência no Senado, vice-presidente reafirmou compromissos do governo para reduzir o desmatamento #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Republicano planejava suspender vistos de estudantes universitários internacionais no país que estivessem assistindo aulas apenas online #itatiaia

    Acessar Link