José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

É uma pandemia, não um concurso de popularidade

Do portal Fãs da Psicanálise

25/05/2020 às 10:58
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Tenho lido inúmeros desabafos de homens e mulheres que estão em profunda crise existencial neste conturbado cenário que estamos vivendo. Estão se sentindo desmotivados e oprimidos pela enxurrada de informações sobre o vírus e, pela pressão das redes sociais que justifica a desmotivação com a falta de produtividade. (...)

Temos que nos manter mentalmente sãos. Não importa se vai ficar vendo Live de cantor sertanejo, se vai fazer Arte Terapia, se vai treinar com as celebridades às 8 da matina ,se vai se reunir com profissionais para discutir novos meios de investir, se vai maratonar suas séries preferidas, se vai fazer tutorial de maquiagem, se vai praticar cozinhaterapia, ou se vai parar todo o home office, no meio do dia, para tirar um cochilo, após uma crise de choro compulsiva. (...)

Tem gente diurna, tem gente noturna, tem gente introvertida, tem gente extrovertida, tem gente focada, tem gente que procrastina, tem gente carente, tem gente autossuficiente. Enfim. Qual o problema em sentir de forma diferente e agir de acordo com o que se sente? Longe de mim ser incentivador de autopiedade. Isso, não. Mas é da natureza humana a fragilidade. (...)

Todos sentimos, e muito. Mas cada um tem se agarrado à sua válvula de escape com unhas e dentes. Vejo posts de mães desabafando sobre a dificuldade de manter a concentração das crianças nas aulas online e o quanto estão exaustas por terem que limpar absolutamente tudo que chega da rua, além de cuidar da casa, marido, roupas, comida, bolar entretenimento, improvisar festinhas de aniversário com reuniões pelo Zoom e ainda estudarem e trabalharem. E aí elas veem a vida de celebridades em suas lindas casas pregando produtividade, glamour, criando mil coisas legais para entreterem-se, enfim. Mas aquilo ali é FAKE!

Aquilo é marketing! É publicidade! Ninguém, em sã consciência, está feliz neste isolamento. Ninguém! É uma pandemia, não um concurso de popularidade. Sua maior preocupação agora tem que ser em ficar bem e aguentar firme. Por sua vida. Por você, pelos teus amigos, pela sua família.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Republicano planejava suspender vistos de estudantes universitários internacionais no país que estivessem assistindo aulas apenas online #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Foi a primeira vez que medida deste tipo foi adotada pela universidade #itatiaia

    Acessar Link