José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

O vírus pergunta: como queremos viver?

Da jornalista Aline Midlej

30/05/2020 às 12:22
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Por baixo da unha que a manicure não pode mais fazer, da poeira da casa que a diarista não pode mais limpar, da falta de liberdade para ir ali e voltar.... Estão algumas verdades sobre nós. Em cada um. Somos vaidosos, individualistas, mal-acostumados, inconscientes sobre o outro, imediatistas. Quase todos, nas nossas bolhas e em alguma medida.

A oportunidade bate. Para a mudança. Pena que ao custo de tantas vidas e angústias sem prazo de validade. A sobra de tempo se impõe e escancara nossos maiores abismos. É desigual demais. Dependemos, sentimos falta um do outro, mas a rotina incessante pela performance e autoafirmação era uma boa maquiagem. Vivemos a interrupção forçada de uma corrida de sonhos que nem sabíamos serem mesmo os nossos. Agora podemos pensar. Mas dá trabalho, requer coragem.

O coronavírus faz um chamamento. Para discutirmos nossas escolhas, a sociedade que queremos viver, o que realmente importa e a consequência das nossas ações. Cada vida importa. Igualmente. (...)

“Se formos corajosos o suficiente para encararmos a verdade, veremos que nosso estilo de vida, cada vez mais individualista e voltado à satisfação imediata de desejos, já era uma doença coletiva mesmo antes da chegada da Covid-19. Nosso comportamento inaceitável se estende desde a indiferença com que lidamos com a fome e condições de vida sub-humanas de centenas de milhares de semelhantes, até a forma com que tratamos o planeta que habitamos“. (...)

Mas, há esperança. Como há! (...) Reconhecer, aprender, ter coragem para mudar é grandioso. Contagiante. Mais que esse vírus, tenho certeza. (...) “O mínimo que podemos fazer diante desta tragédia é mostrar que aprendemos minimamente a lição. A natureza nos colocou de castigo para pensar. É bom aproveitarmos a oportunidade”.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Republicano planejava suspender vistos de estudantes universitários internacionais no país que estivessem assistindo aulas apenas online #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Foi a primeira vez que medida deste tipo foi adotada pela universidade #itatiaia

    Acessar Link